Pool

O Pool Leite é uma entidade de produtores, operada pelas Cooperativas Castrolanda - Castro, Frísia - Carambeí e Capal - Arapoti, que tem por objetivo mediar às relações entre produtores e indústrias da Intercooperação, organizar os processos de pagamento por volume e qualidade, e também a logística de coleta do leite nas propriedades.

O Pool Leite é o resultado da iniciativa dos produtores das cooperativas Castrolanda e Frísia, que no início dos anos dois mil, tiveram que se organizarem para comercializarem a sua produção com clientes em vários estados do Brasil. A origem do Pool Leite é decorrente da venda da indústria da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná e da Marca Frísia, fato que levou os produtores ligados às cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal procurarem novos parceiros comerciais. Pela proximidade geográfica e de oportunidades produtores da Castrolanda e Frísia uniram-se no Pool Leite.

A busca pela competitividade no setor lácteo fez com que as cooperativas Castrolanda e Frísia investissem em novas e próprias indústrias para a industrialização do leite. Esse processo marcado pela inauguração da indústria da Castrolanda (UBL – Castro) em dois mil e sete (dez/2007) e pela inauguração da indústria da Frísia (Frísia – Ponta Grossa) em dois mil e onze (set/2011), levou a um arranjo operacional denominado Intercooperação nas Indústrias Lácteas, que em 2014 recebeu a participação também da Capal.

O Pool Leite em consequência da necessidade de abastecimento das fábricas da Intercooperação se tornou entidade fundamental para a competitividade da Intercooperação.

O compromisso dos produtores do Pool Leite com a qualidade da produção é o principal destaque de toda a operação. O Pool Leite hoje congrega oito cooperativas participantes do sistema e mais de um mil e seiscentos produtores de leite.